Valores e Integridade

Começando pelo começo… a gente pode pensar que, já que a Integridade é um valor em sí, então porque o título separa estes dois elementos: Valores e Integridade?

Os Valores, numa empresa com cultura colaborativa, são a base para formação de equipe. A idéia é que um grupo, uma equipe, enfim pessoas que vão trabalhar juntos unidas por um Propósito, possam escolher, por consenso, qual o Conjunto de Valores que norteará a relação entre eles, durante este período em que estarão juntos. Isso deve ser feito sem imposições, mas com um objetivo claro: que cada um manifeste suas crenças, que serão representadas por um conjunto de quatro ou cinco valores e se comprometa, perante o grupo, que suas atitudes serão baseadas nesse conjunto de crenças. Por exemplo: verdade, transparência, sinceridade, união, compromisso, etc.  Na verdade não é um exercício tão simples assim, já que as pessoas tendem a acreditar que são as palavras que elas defendem que formam a base de suas atitudes. Então ter este conjunto de valores, definido por um grupo a partir do consenso, é fundamental para que o verdadeiro sentido de ter crenças e praticá-las seja possível. Contudo, a verdade é que nós seres humanos somos inconsistentes no nosso dia a dia, afirmamos algo, juramos fidelidade ao que acreditamos, mas agimos muitas vezes baseados nas nossas conveniências. E será que basta definir valores para que as pessoas tenham as atitudes definidas por elas mesmas? Normalmente não, e querem exemplos? Quando acessamos filmes e músicas piratas na Internet sem pagar os direitos autorais, quando vendemos um veiculo sem avisar ao comprador dos seus problemas invisíveis, quando utilizamos pequenas mentiras para viabilizar os nossos projetos pessoais… Enfim, a lista é longa.

Aí é que entra a Integridade. O que é exatamente isso? É um valor, mas é um valor que a empresa colaborativa não pode abrir mão nunca, para que se possa formar uma Equipe de Alto Desempenho. É a busca fundamental do líder, que deve estar atentos nas suas relações com os seus liderados, para que cada um faça essa viagem de integridade no que acredita. Os valores, como citados no paragrafo anterior, combinados por grupos de pessoas, podem ser praticamente qualquer um, contanto que as pessoas que combinaram sejam Consistentes e Coerentes com aquilo que ajudaram a construir. Uma Carta de Valores de um grupo pode sim conter valores não virtuosos como mentir, julgar, etc., se estes forem acordados por consenso dentro do grupo que combinou isso. O que vai se cobrar, a partir daí, é que todos os membros do grupo sejam consistentes, nas suas atitudes, com esses valores. Neste exemplo, a mentira deve ser praticada então, já que foi acordada por todos, e ninguém poderá reclamar se os seus interesses pessoais não forem atendidos. Deve-se cobrar a Integridade das pessoas com aquilo que se combinou, no caso a mentira.

Consistência e coerência é o nome do jogo. Carta de Valores para se combinar o jogo e Integridade para se jogar conforme as regras combinadas.