Cultura Colaborativa e ESG

Todo mundo já deve ter ouvido falar dessa sigla ESG, mas o que ela significa? Trata-se de uma sigla para designar as empresas com boas práticas nas áreas de Meio Ambiente (E), Social (S) e Governança (G).

São ótimos propósitos, sem sobra de dúvida, mas como fazer para que isso de fato aconteça? Imagino reuniões de conselho onde se discute os efeitos no faturamento, se a empresa tiver de pagar mais por matérias primas certificadas.

Qual será a motivação? Medo de perder mercado ou de fato uma real preocupação com o meio ambiente? Também como deve ser o efeito na area social quando se fala em contratações, remunerações, ações sociais. E na governança, quando se fala em regras para que o certo ou errado, segundo os valores da empresa, se torne pratica comum

Uma empresa com Cultura Colaborativa sabe que um grande alinhamento é necessário. Pactuar valores, observar inconsistências, ouvir de fato o que o outro tem a dizer, alinhar visões e propósitos, são peças fundamentais para movimentar seres humanos. Depois disso é que vem a questão das metas, facilmente absorvidas por equipes adultas, maduras, na posição de sujeito, que sabem de seus limites e que se desafiam constantemente para atingir esses resultados.

Dá uma olhadinha no site www.inputz.net.br, se tiver curiosidade de como isso pode ser feito.   

Abraços a todos, 

Claudio