O Barulho e o Silêncio na Empresa

Opa, de que silêncio estamos falando? Do silêncio externo à cada pessoa ou ao silêncio interno? E o que seria um silêncio interno? É aquela capacidade de se escutar, perceber suas ambiguidades e tolerar que não somos perfeitos e, portanto, não podemos exigir perfeição dos demais. É o tipo de silêncio que nos torna íntimos de nós mesmo, para que possamos construir intimidade com os demais. O barulho seria o oposto disso, não tolerar o que não temos ou somos e exigir do outro o que ele não pode nos dar.

 

Bem, e aonde entra isso tudo na empresa? Uma empresa é um sistema humano em funcionamento e avança segundo a qualidade das relações humanas que se estabelecem nela. E as relações humanas de qualidade são aquelas baseadas na intimidade de saber de sua imperfeição, para poder escutar a imperfeição do outro. E, a partir daí, construir futuros, topar desafios. Não será esta uma perfeita definição de uma empresa saudável, formada por pessoas no seu melhor e que topam perseguir metas em comum acordo e se superar nas adversidades?

 

Esse trabalho nessa direção, na construção dessa intimidade, na limpeza dos barulhos, é o que se pode esperar de uma liderança. E sabem que tipo de cultura trabalha para que isso aconteça? Adivinhou, a cultura colaborativa. 

Dá uma olhadinha no site www.inputz.net.br, se tiver curiosidade de como isso pode ser feito.