Cultura Tóxica e Motivação

A boa motivação é de caráter intrínseco, de dentro para fora, e não está à venda. A gente se motiva se temos um propósito, se sei para onde estou indo, se sou respeitado e se acredito muito no que faço, individual e coletivamente. Isto chama-se significado. Se a isso acrescermos que fomos incluídos no pensar desse significado e se nos dão autonomia para fazermos o que combinei, fechamos o que se precisa para se motivar. 

 

Uma cultura corporativa torna-se tóxica quando se pretende que as pessoas se motivem sem que as envolvam no processo decisório. As motivações extrínsecas, tipo remuneração, cargos e benefícios funcionam, mas têm vida curta. Além de criarem uma falsa ilusão de que tudo funcionara maravilhosamente, mesmo em situações difíceis, e onde não se tem respostas prontas. 

 

Em uma empresa com uma cultura colaborativa, as motivações ou a falta dela são verbalizados, permitindo que se façam ajustes de acordo com as necessidades individuais ou coletivas. Um grupo que percebe coerência nos valores declarados em uma empresa, que se sente respeitado individual e coletivamente e que sente que existe um ambiente para acertos e erros, naturalmente será um grupo motivado. Um ambiente autentico e íntegro é o antídoto para que culturas tóxicas não prosperem dentro das empresas.

Dá uma olhadinha no site www.inputz.net.br, se tiver curiosidade de como isso pode ser feito.