Cultura Colaborativa e Equipe

A principal liderança de uma empresa já tentou de tudo para engajar seus colaboradores: deu bônus, aumentos, fez isso e aquilo e nada de conseguir os resultados. E aí o que acontece? Ele passa a culpar a sua equipe, pois afinal de contas ele fez tudo o que podia e nada funcionou. O que precisa se perceber é que benefícios externos tem vida curta e não acionam a verdadeira força motriz que faria uma equipe encontrar soluções criativas quando as dificuldades aparecem.

 

Essa principal liderança não percebe que a falta de uma visão sistemica e compartilhada entre todos os atores envolvidos, começando pelos acionistas e passando pelos líderes da empresa, é que cria o ambiente para que os atores queiram atuar com o seu desejo. Esse desconhecimento, normalmente, evolui para uma atitude de cobrança indiscriminada, sem atenção às singularidades de cada pessoa envolvida, alicerçados por uma crença de que só sob pressão as pessoas funcionam.

 

Uma empresa com cultura colaborativa sabe que um grande alinhamento é necessário. Pactuar valores, observar inconsistências, ouvir de fato o que o outro tem a dizer, alinhar visões e propósitos, são peças fundamentais para movimentar seres humanos. Depois disso é que vem a questão das metas, facilmente absorvidas por equipes adultas, maduras, na posição de sujeito, que sabem de seus limites e que se desafiam constantemente para atingir esses resultados.

 

Dá uma olhadinha no site www.inputz.net.br, se tiver curiosidade de como isso pode ser feito.