Cultura Colaborativa e Compromisso

A cultura colaborativa é extremamente alinhada com uma atitude de compromisso, porque ela parte do desejo de cada colaborador e não da imposição do desejo de outros. Isso é essencial. Uma cultura empresarial “doente” não leva em consideração o desejo de cada colaborador, no máximo tolerando concordâncias no que já existe de pensar, levando a uma situação que vai explodir num dado momento. Uma herança da era industrial, este tipo de cultura corporativa estimula o não falar, embora seja percebido por todos, numa não concordância silenciosa e que varia de pessoa para pessoa. E entre os principais elementos que contribuem para as culturas tóxicas se incluem a falta de promoção da diversidade, da equidade e da inclusão, os colaboradores sentindo-se desrespeitados e comportamentos antiéticos pela empresa. 

 

Neste tipo de cultura exige-se compromisso imaginando-se que pagar uma boa remuneração ou conceder benefícios, elementos extrínsicos, são suficientes para que os colaboradores se comprometam com os objetivos da empresa. O erro de raciocínio aqui é que compromisso é de carater intrínseco e não pode ser “empurrado” de fora para dentro. É muito comum, numa empresa com ambiente tóxico, não achar que seu ambiente é toxico, afinal de contas se listam todos os benefícios que seus colaboradores recebem.  

 

Então qual a troca verdadeira que poderia, e deveria acontecer? Na cultura colaborativa os processos permitem que seus colaboradores participem, de fato, das decisões da empresa. Imaginar que uma meta definida entre quatro paredes, com pouco ou nenhuma participação, pode gerar compromisso de seus colaboradores, é ilusório. Além do que essa participação deverá ter espaços para contrapontos, se não estaremos ainda no campo das obediências. Um terceiro e essencial elemento é permitir que as pessoas façam do seu jeito, contando que os objetivos combinados estejam na mesma direção. 

 

Uma cultura verdadeiramente colaborativa cria esses espaços. Permite o contraditório, toma decisões por consenso e respeita a forma de cada um ser. O compromisso é uma consequencia de pessoas íntegras e autênticas que irão dar o seu melhor para entregar aquilo que se comprometeu.  Seres humanos adoram desafios e serem desafiados.

Dá uma olhadinha no site inputz.net.br, se tiver curiosidade de como isso pode ser feito.